Conheça nossa história

                 



      A ARLS Thomas Smith Webb nº 159 surgiu da vontade do projeto do irmão Sérgio Kalazans que teve aceitação dos Irmãos Paulo Roberto Menezes e Jorge Damasceno. Que objetivavam fundarem na GLMECE uma Loja em um Rito diferente do REAA, hoje o mais praticado no Brasil, pontuando algumas ideias de como uma Loja maçônica deveria ser, com instruções, ordem do dia previamente organizada, ciclo de palestras, instruções e ritualísticas bem desenvolvidas, trabalho de beneficência e com a participação da família cunhadas e sobrinhos(as) bem participativos nas atividades. Prezando ainda pela justiça, igualdade, e incentivo a participação dos Irmãos no desenvolvimento da Loja.



      Em 2019 o projeto foi iniciado, porém interrompido devido a pandemia. Logo em 2021 com a retomada da normalidade as ideias foram colocadas em pratica. Com os conselhos do Sereníssimo Grão Mestre Irmão Narciso Dorta e com apoio da Loja Cavaleiros de York Nº 111, a chama da fundação da Loja voltou a reacender para fundação de uma nova Loja no Rito de York, neste período com apenas 03 (três) Lojas desse Rito no Ceará.



      Os Irmãos levaram a proposta ao Grão Mestre que reafirmou seu apoio, e em seguida passou-se a planejar os detalhes para sua fundação, local e dia de funcionamento, estudo e confecção dos rituais, estandarte, compra de paramentos e principalmente a busca por novos Irmãos para participar dessa jornada. Por sugestão do Sereníssimo Grão Mestre Irmão Narciso procurou-se buscar Irmãos irregulares, e em caso de convite a Irmãos regulares que não fizéssemos a mais de dois Irmãos por Loja para não as prejudicar, muitas já bem abaladas e com seus quadros reduzidos pela pandemia.



      O nome da Loja Thomas Smith Webb surgiu, devido a o mesmo ter sido fundador e organizador principal do Rito de York, trazendo a estrutura doutrinária filosófica e procedimentos gerais desse sistema maçônico que pode ser identificado pelo nome genérico de "Rito de York", com isso ainda se somou a vontade de aprofundar na sua essência, visando a unificação de seus rituais, trazendo a essência da ritualística e pureza do Rito.



      A futura Loja desta forma deu início as reuniões administrativas inicialmente de forma virtuais e logo em seguida presenciais na própria Grande Loja do Estado do Ceará no seu futuro Templo da "Reflexão" todas às quintas às 19h e a cada reunião fortalecendo as futuras colunas com novos Irmãos interessados em fazer parte do projeto, essa prática muito ajudou a planejar o futuro da Loja, sua administração e fortalecer sua Ritualística.



     Juntaram-se a seguir além dos Irmãos, Sérgio Kalazans, Paulo Roberto Menezes e Jorge Damasceno os Irmãos: Juliano Fontenele, Manoel Paiva, Edson Santana, Paulo Maciel, Gilberto Costa, Vicente Furtado, Tchaikovski Fernandes, Diego Mendonça e Calebe Feitosa, formando assim os treze Irmãos fundadores, com apoio na GLMECE em especial dos Irmãos Narciso, Barros, Uchôa, Germano, Ronaldo e com a apoio das Lojas Cavaleiros de York Nº 111 encabeçado pelo o Irmão Miguel Sávio e Aurora Cearense Nº 118 encabeçada pelo o Irmão Josifran Magalhães, onde desempenharam papel importante de apoio na fundação.



      Finalmente após esse árduo e criterioso trabalho, no dia 10 de novembro de 2021, presidida pelo Sereníssimo Grão Mestre Irmão Narciso Dorta foi fundada a ARLS Thomas Smith Webb Nº 159, que reuniu além dos treze fundadores, noventa convidados que tiveram seus nomes registrados em livro próprio. A fundação foi transmitida ao vivo pela GLMECE TV no YouTube e pelo Instagram, a primeira Loja fundada tendo sua transmissão ao vivo nas mídias sociais da GLMECE.



      A ARLS Thomas Smith Webb já nasceu forte, com grande visão de futuro e sendo exemplo para Lojas vindouras, bem como pelo novo formato adotado pela GLMECE de simplificação em sua ata de fundação e estatuto social, vindo assim a facilitar a fundação de novas Lojas tanto no seu aspecto administrativo quanto jurídico.



     Felizes e conscientes de seus deveres como maçons os Irmãos dessa Augusta Oficina esperam fazer jus aos deveres de lutar pelo bem do próximo e fazer a feliz a humanidade.



      Finalizando com as palavras de Thomas S. Webb em seu livro "O Monitor dos franco-maçons" no capítulo das regras para Maçons Cristãos: 



      "Vosso primeiro dever é para com Deus. Vosso segundo é para com a autoridade da sociedade civil. Honrai os pais da pátria. cumpri religiosa e escrupulosamente seus deveres de bom cidadão. Considerai que estes deveres foram sacralizados pelos vossos juramentos maçônicos e que sua violação, que no mundo profano seria reputado com fraqueza, será para vós hipocrisia e crime" (...) " Viola isto, e achará um torturador em vosso próprio coração, e vos tornará uma pária para vossos Irmãos" (...)



     "Cada franco-maçom, pouco importando a seita ou religião a que pertence, o país em que nasceu ou o status social é vosso irmão e tem direito ao vosso auxílio. Na sociedade profana honrai as distinções, mas em nossas assembleias distingui apenas a virtude e o vício. Não vos envergonheis ante o mundo por um homem honesto que reconheceis como irmão. Prestai-lhe assistência. Oferecei vossa mão ao caído. E não deixei que o sol se ponha sem buscar a reconciliação com o irmão com quem tenhais tido alguma diferença, pois somente assim, na unanimidade, nossos trabalhos podem prosperar. (...)



      "São essas as regras pelas quais todo o maçom deve viver, e se assim for, podemos ter a esperança de que ele vai encontrar uma feliz recepção na Loja Celestial, onde o brilho inefável do Grande Adorável Arquiteto do Universo é a Única Luz, e onde os maiores prazeres fluem, continuamente para sempre" (NETO EDGARD,2017, pág 205 e 206)



      Que assim seja!



ARLS Thomas Smith Webb Nº 159